quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Adolescencia: Vantagens e Desvantagens.


Aaah, adolescência... Fase maravilhosa onde as pessoas descobrem mais sobre si mesmas. Fase de curtição, paqueras, namoro e tudo mais (66. Mas um dia me perguntaram: Quais as vantagens e desvantagens de ser um adolescente? Hora, vantagens e desvantagem de ser um adolescente é meio difícil de responder, mas tentando... vamos lá. Pensando bem, uma grande desvantagem é de não poder mandar em si próprio. Cá pra noz, nenhum adolescente gosta de ouvir ordem de pai e mãe, não é?! Outra desvantagem é não poder sair pra onde quiser, porque não é pra todo lugar que os pais deixam seus filhos saírem, e ainda quando deixam ficam naquela de hora marcada pra voltar. O adolescente tem mais é que sair mesmo, que descobrir o mundo e aprender a si virar sozinho, afinal os pais não são para sempre, um dia eles batem as botas e deixam seus filhos nas mãos do mundo. Então, porque não prepara-los para tal momento enquanto podem?!

Mas e as vantagens? Só o fato de ser adolescente já é uma grande vantagem, mais saúde e disposição para enfrentar as barreiras que a vida lhe prepara. Vontade de aventurar na vida sem medo das conseqüências, pois depois que crescem, vem também a responsabilidade, e se não curtir a vida antes disso não terá mais chance de curtir de novo. Afinal, qual a emoção em ser um velhinho numa cadeira de balanços? (nada contra a terceira idade, afinal chegaremos nela algum dia).

Mas então, depois de respondida a pergunta, a conclusão mais correta que cheguei foi de que na verdade não há vantagem nem desvantagem em ser jovem, há vantagem em viver, um dom concebido para todos nós. Nada melhor do que viver um dia após o outro, um momento de nossas vidas de cada vez, parte por parte aproveitando o máximo possível cada um deles. Então, seja adolescente ou criança, o negócio é viver (yn).

E VIVA A JUVENTUDE :D

2 comentários:

  1. Amei,eu tb acho q os pais temm q nos perparar para a vida pq se eles não fazerem isso agora,q é q vai fazer?.
    Os coroas já costiro a vida dele pq nos não podemos cortir a nossa?.Temos + é q viver a vida.

    ResponderExcluir
  2. Os adolescentes não devem sair e conhecer o mundo, não. Pelo menos, não enquanto estiverem na dependência de seus pais.

    A responsabilidade também faz parte de uma vida feliz e saudável.

    Outra coisa: acredite, do jeito que o mundo e a sociedade estão, eu não vejo tantas "vantagens" assim em ser adolescente. Hoje, com 60 anos, você faz praticamente tudo o que um adolescente pode fazer. Estuda, trabalha, malha, corre, nada, namora, etc., e faz tudo isso de uma forma economicamente independente, sem ter de dar satisfações à ninguém. Liberdade é uma conquista!

    Se existe, de fato, alguma vantagem em ser adolescente eu credito ao fator da beleza física. O rostinho esticadinho, sem alguns traços naturais da idade.

    Mas, até esse fator, tem mais a ver com os cuidados pessoais do que com a idade em si.

    ResponderExcluir